fbpx

Rede estadual volta às aulas com 908 mil alunos no PR

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Estudantes das escolas municipais de Londrina retornam nesta segunda e, em Arapongas, na terça

Da Redação

Foto em destaque: Secretaria da Educação (SEED)

Nesta segunda-feira (5), 908 mil estudantes e 35 mil professores retornam para as salas de aula nas 2.087 escolas que integram a rede estadual de ensino. São cerca de 25 mil salas de aula. Segundo o governo do Estado, 1.195 novos professores e pedagogos tomaram posse para reforçar a educação pública do Paraná neste ano letivo.

Das mais de 2 mil escolas, apenas 412 são de horário integral. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) afirmou por meio da Agência Estadual de Notícias (AEN), quando ele assumiu o cargo em 2019 eram apenas 30.

Entusiasta do modelo bolsonarista de escolas cívico-militares, Ratinho conta que o Paraná tem 312 dessas unidades.

O governador anunciou nesta segunda-feira a liberação de R$ 361 milhões para obras de melhorias, reformas, ampliações e construções de escolas estaduais.

As obras estão sob responsabilidade do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à Secretaria da Educação. Atualmente, segundo a AEN, o órgão toca 89 licitações para construções e reformas de colégios.

No anúncio desta segunda estão nove ampliações, 67 reformas e 12 novas unidades escolares. As principais obras são: a ampliação do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais; a construção de Unidade Nova CE Zacarias Cardoso de Cristo, em Rio Branco do Sul; a construção da Unidade Nova Lagoinha, em Mandirituba; a reforma no Colégio Estadual de Educação Profissional Fernando Costa, em Santa Mariana; a ampliação do Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng, em Foz do Iguaçu; as reformas da Escola Estadual Francisco Inácio de Oliveira, em Tomazina, e Colégio Estadual José Pavan, em Jacarezinho; e a construção de uma unidade nova em Pato Branco.

“A rede estadual do Paraná é a terceira maior do País, o que demanda um planejamento muito grande que vem sendo feito desde 2023 para melhoria da estrutura física das escolas, mas também da parte pedagógica”, afirmou, por meio da AEN, o secretário da Educação, Roni Miranda.

Escolas municipais de Londrina

Também voltam às aulas nesta segunda-feira os cerca de 46 mil alunos da rede municipal de ensino em Londrina. Segundo a Prefeitura, são 88 escolas municipais, 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 60 Centros de Educação Infantil (CEI) filantrópicos conveniados com a Prefeitura.

Os pais e responsáveis pelas crianças já podem retirar os kits escolares contendo uniformes e materiais disponibilizados pelo Município. A prefeitura investiu R$ 14,8 milhões nesses kits.

O primeiro semestre letivo vai até 5 de julho. Depois das férias escolares, as aulas recomeçarão no dia 24 de julho e encerrarão em 21 de dezembro.

Foto: Vivian Honorato/PML

Rede municipal de Arapongas

Na rede municipal de Arapongas, o início das aulas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) será nesta terça-feira (6).

Na semana passada, a Secretaria de Educação promoveu uma semana pedagógica para cerca de mil professores e cuidadores.  A Rede Municipal de Ensino de Arapongas conta com cerca de 11 mil alunos.

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos