Estudantes das escolas municipais de Londrina retornam nesta segunda e, em Arapongas, na terça
Da Redação
Foto em destaque: Secretaria da Educação (SEED)
Nesta segunda-feira (5), 908 mil estudantes e 35 mil professores retornam para as salas de aula nas 2.087 escolas que integram a rede estadual de ensino. São cerca de 25 mil salas de aula. Segundo o governo do Estado, 1.195 novos professores e pedagogos tomaram posse para reforçar a educação pública do Paraná neste ano letivo.
Das mais de 2 mil escolas, apenas 412 são de horário integral. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) afirmou por meio da Agência Estadual de Notícias (AEN), quando ele assumiu o cargo em 2019 eram apenas 30.
Entusiasta do modelo bolsonarista de escolas cívico-militares, Ratinho conta que o Paraná tem 312 dessas unidades.
O governador anunciou nesta segunda-feira a liberação de R$ 361 milhões para obras de melhorias, reformas, ampliações e construções de escolas estaduais.
As obras estão sob responsabilidade do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à Secretaria da Educação. Atualmente, segundo a AEN, o órgão toca 89 licitações para construções e reformas de colégios.
No anúncio desta segunda estão nove ampliações, 67 reformas e 12 novas unidades escolares. As principais obras são: a ampliação do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais; a construção de Unidade Nova CE Zacarias Cardoso de Cristo, em Rio Branco do Sul; a construção da Unidade Nova Lagoinha, em Mandirituba; a reforma no Colégio Estadual de Educação Profissional Fernando Costa, em Santa Mariana; a ampliação do Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng, em Foz do Iguaçu; as reformas da Escola Estadual Francisco Inácio de Oliveira, em Tomazina, e Colégio Estadual José Pavan, em Jacarezinho; e a construção de uma unidade nova em Pato Branco.
“A rede estadual do Paraná é a terceira maior do País, o que demanda um planejamento muito grande que vem sendo feito desde 2023 para melhoria da estrutura física das escolas, mas também da parte pedagógica”, afirmou, por meio da AEN, o secretário da Educação, Roni Miranda.
Escolas municipais de Londrina
Também voltam às aulas nesta segunda-feira os cerca de 46 mil alunos da rede municipal de ensino em Londrina. Segundo a Prefeitura, são 88 escolas municipais, 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 60 Centros de Educação Infantil (CEI) filantrópicos conveniados com a Prefeitura.
Os pais e responsáveis pelas crianças já podem retirar os kits escolares contendo uniformes e materiais disponibilizados pelo Município. A prefeitura investiu R$ 14,8 milhões nesses kits.
O primeiro semestre letivo vai até 5 de julho. Depois das férias escolares, as aulas recomeçarão no dia 24 de julho e encerrarão em 21 de dezembro.
Rede municipal de Arapongas
Na rede municipal de Arapongas, o início das aulas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) será nesta terça-feira (6).
Na semana passada, a Secretaria de Educação promoveu uma semana pedagógica para cerca de mil professores e cuidadores. A Rede Municipal de Ensino de Arapongas conta com cerca de 11 mil alunos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)