Governador também assinou liberação de recursos para três unidades de saúde
Por Nelson Bortolin
Foto: Alessandro Vieira (Casa Civil)
O governador Ratinho Junior (PSD) esteve em Londrina nesta quarta-feira (1º) para assinar a compra do terreno onde será construído o novo Terminal Metropolitano de Londrina e liberar recursos para três Pronto Atendimentos Municipais (PAM)
O terreno foi comprado por R$ 19 milhões. Não foi divulgado o valor da obra. Os investimentos nas unidades de saúde devem ser de R$ 20 milhões, incluindo contrapartida do município.
A solenidade, que contou com a presença de secretários estaduais, prefeitos e deputados, foi realizada no terreno do futuro terminal de ônibus. O imóvel de 12 mil metros quadrados fica na Avenida Leste-Oeste com a Rua Bahia, ao lado do Terminal Urbano, e antigamente abrigava a Companhia Intercontinental de Café (ver foto em destaque).
Ainda precisam ser realizados o estudo de concepção e anteprojeto da obra. “Essa obra vai resolver um grande transtorno de muitas décadas, que é a questão da chegada das pessoas que utilizam o transporte coletivo da Região Metropolitana de Londrina”, disse o governador.
O terminal vai beneficiar pessoas que circulam entre as cidades de Londrina, Cambé, Ibiporã e Jataizinho. O governo estima que a obra possa ser entregue em 2026, último ano do mandato do governador.
Questionado por jornalistas se haverá integração entre o sistema metropolitano e o urbano com implantação de bilhete único, Ratinho disse que essa questão ainda está sendo estudada. “Nós estamos reorganizando as regiões metropolitanas do Paraná, inclusive nós vamos encaminhar ainda neste ano um projeto de reorganização dessas regiões à Assembleia”, afirmou.
Na solenidade, o prefeito Marcelo Belinati (PP), disse que são “quase 20 mil pessoas” que utilizam o transporte metropolitano todos os dias. “São irmãos das cidades vizinhas que enfrentam chuva na cabeça para pegar o ônibus.”
Além dos terminais de embarque e desembarque, o projeto do terminal contará com “complexo comercial e de serviços disponíveis” aos usuários.